Parabéns São José pelos seus 269 anos de existência.
19 de março, comemora-se os 269 anos de São José. A data também é o dia do santo que dá nome ao município.
Os portugueses e espanhóis, ao chegar em uma terra nova, costumavam batizá-la com o nome do santo do dia. Assim teria acontecido com São José e Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. Não há registros em documentos que comprovem o acontecimento em São José, mas citações e memórias de historiadores do Século XIX relatam que os primeiros açorianos pisaram nesta terra firme no dia 19 de março de 1750, data do santo e, por isso, deram este nome ao local: São José da Terra Firme, por ser no continente. A região, assim como boa parte do Litoral catarinense, era habitada por índios muito antes da chegada dos colonizadores. O local era um local plano, com chão de aldeia rodeado por rios para pesca e banho. Foi ali que os primeiros açorianos criaram a povoação. E como primeira providência a ser tomada foi a construção de uma capela, um local de administração religiosa e civil.
São José virou padroeiro da cidade e atrai muitos fiéis. Por conta dessa devoção e em homenagem ao santo, em 2008 a prefeitura inaugurou uma imagem de oito metros de altura, construída pelo artista plástico Osvaldo Zanini, na entrada da cidade, na beira-mar.
O monumento foi feito em honra ao padroeiro e tem toda uma questão religiosa e sentimental, por isso muitas pessoas vão até a imagem para rezar. Mas também é uma obra artística e pode ser contemplada mesmo por quem não é católico – observa o artista plástico Zanini.
Quem foi São José? Pela história bíblica, foi esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Padre Claudio Peters, da paróquia de São José, conta que há pouco sobre a história do santo, mas sabe-se que foi escolhido para criar Jesus ao lado da Virgem Maria. Segundo a Bíblia, José era uma pessoa muito justa e correta. Quando ele descobre a gravidez de Maria, resolve abandoná-la e fugir, pois dessa forma, assumia a responsabilidade pela gravidez, já que naquela época quando uma mulher aparecia gravida sem um esposo, era apedrejada. Mas, em sonho, Deus aparece para ele e diz que ela estava grávida do Espírito Santo e pede para José assumir como pai de Jesus – conta Peters.
Por isso, São José é tido como modelo de um homem fiel, correto e justo. É o protetor dos lares, o santo que cuida dos assuntos da casa, para que não faltem alimentos e proteção. – “Para nós, é um respeito muito grande ter uma imagem de São José, que dá nome ao município. O santo representa todos nós, toda a nossa fé, e é uma forma de lembrarmos aqueles que aqui primeiro chegaram. A estátua representa toda a nossa história.” – finaliza o padre.